quinta-feira, 28 de maio de 2009

Entrevista com o Prof. Dr. Carlos Eduardo Francischone*


* Professor Titular do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo




Todas as pessoas podem fazer implantes?

A princípio todas as pessoas estão habilitadas para receber implantes.
Isto quer dizer que temos que fazer planejamento adequado e analisar as condições bucais que realmente implicam neste procedimento. Os aspectos mais importantes que devem ser vistos são primeiramente a saúde geral, o paciente deve ter condições sistêmicas adequadas para que a técnica cirúrgica possa ser executada.


Quais as limitações para colocação de implantes?

Possíveis limitações para colocação de implantes podem ser vistas de duas formas, primeiro a limitação da saúde geral, o paciente deve apresentar um quadro de saúde sistêmica adequado, e se não tiver, nos temos que adequá-la para tal situação e a segunda limitação estaria relacionada com a parte anatômica da região que os implantes vão ser inseridos , se não houver condições anatômicas podemos criar situações e técnicas para que o dente seja colocado. Por exemplo aumento de tecido, com enxertos autógenos ou eventualmente com biomateriais ou por técnicas cirúrgicas mais avançadas como por exemplo a fixação zigomática. Outro fator não propriamente uma limitação, é alguma dificuldade sob o aspecto financeiro, mas hoje nós sabemos que os implantes estão mais acessíveis e existem propostas governamentais da USP e do governo que permitem também a colocação de implantes em pacientes de qualquer classe social.

Um comentário: