quinta-feira, 28 de maio de 2009

Entrevista com o Prof. Dr. Rafael F. Lia Mondelli*



* Professor Associado do Departamento de Dentística, Endodontia e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo.

Qual a melhor técnica de clareamento e sua durabilidade.

Na realidade talvez não exista a melhor técnica, e sim a técnica mais adequada em função da necessidade do paciente e da disponibilidade do profissional em termos de tempo e se ele tem a possibilidade de estar utilizando alguma fonte para acelerar este procedimento.


Existem dois tipos de clareamento que se subdividem: clareamento caseiro e de consultório. No caseiro, você deve trabalhar com uma moldeira individual e um gel clareador, e é uma técnica bastante difundida e utilizada em todo mundo, com resultados satisfatórios, vantagens, desvantagens e contra-indicações. Talvez sua maior desvantagem seja o tempo necessário para você conseguir o clareamento e eventualmente o paciente que não pode receber este tipo de tratamento, por se tratar de um agente clareador que apresenta peróxido de hidrogênio - o clareamento se dá pela liberação dos íons oxigênio que são radicais livres - em pacientes com histórico de câncer de cabeça, pescoço, garganta ou esôfago seria contra-indicado; pacientes que apresentam o hábito de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, pacientes xerostômicos, seria interessante que você não indicasse este tipo de tratamento pelo tempo de contato do gel em estrutura mole do paciente e pela possibilidade de deglutição durante o tempo de tratamento.


Em contrapartida, a técnica em consultório de certa forma vem sanar esta deficiência relacionado ao clareamento caseiro, já que a partir do momento que você faz o clareamento em consultório, tem-se maior controle do gel, menor contato com a mucosa, apesar de usar um gel em maior concentração.


Em relação às técnicas de clareamento em consultório, hoje existem duas vertentes de clareamento, que pode ser ativado com luz ou não.


As duas técnicas funcionam de forma semelhante, porque o que vai proporcionar o clareamento é o peróxido de hidrogênio, este vai ser quebrado em água e oxigênio e este oxigênio nascente vai permear dentina e esmalte promovendo o clareamento. Muitas vezes, quando se utiliza fonte de luz adequada, consegue-se fazer o clareamento em apenas uma sessão de clareamento. Em contrapartida a técnica sem luz, o mínimo são duas sessões de atendimento.


A técnica em consultório com uma fonte de luz não apresenta nenhum tipo de dano aos tecidos moles e principalmente ao tecido pulpar.


Em relação à efetividade, sou muito categórico, uma vez que você conseguiu o clareamento independente da técnica, o resultado vai ser o mesmo, a diferença entre maior ou menor grau de clareamento é o número de aplicações do gel ou tempo de uso da moldeira. Em termos de manutenção, ela é semelhante para todas as técnicas e depende muito do hábito do paciente.Nós, professores do Departamento de Dentística da FOB-USP, somos adeptos do clareamento em consultório com ativação de fonte luz híbrida, conseguindo resultados bastante satisfatórios e manutenção de tratamento com observação de 2, 3 e 5 anos com apenas uma sessão de atendimento e sem danos a polpa, uma vez que não existe o aumento da temperatura. Isso deve ser o que o profissional deve procurar em termos de excelência e rapidez em tratamento clareador.

2 comentários:

  1. O Prof. Rafael foi muito esclarecedor!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre é bom saber sobre clareamento....mesmo com uma irma dentista...rsss

    ResponderExcluir