quarta-feira, 27 de maio de 2009

Entrevista com o Prof. Dr. Sergio Kiyoshi Ishikiriama*



*Professor associado do Departamento de Dentística e Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo


Por que a gengiva sangra durante a escovação?
A gengiva considerada saudável não sangra durante um procedimento de higienização. Quando sangra é sinal de que um processo inflamatório está instalado. O que normalmente provoca a inflamação gengival é o acúmulo de placa bacteriana ou cálculo, e nestes casos as cerdas da escova provoca ruptura de vasos sanguíneos dilatados presentes nas áreas inflamadas.

Quando sorrio mostro muito minha gengiva. Posso melhorar esteticamente?
Sim. Existem diversos tratamentos que podem corrigir ou diminuir o chamado "sorriso gengival". Os tratamentos normalmente envolvem procedimentos cirurgicos que podem ser conservadores ou mais radicais. O plano de tratamento depende da análise de diversos fatores, com caracteristicas individuais para cada caso.

Bochechos: quais as vantagens?
Os bochechos podem ser utilizados como coadjuvantes na higiene bucal, mas nunca devem ser utilizados como principal meio para o controle da placa bacteriana. São bastante uteis para individuos que apresentam dificuldade de coordenação motora e durante situações onde a escovação normal é impraticavel, por exemplo, em períodos pós-operatórios. Algumas substâncias contidas em alguns colutórios são de fato eficientes no controle de placa, mas frequentemente são recomendadas para utilização por curtos períodos de tempo por causarem manchamento nos dentes e mucosas.

Um comentário:

  1. No meu ponto de vista, esta foi a melhor entrevista do blog!!!!Parabéns!!!

    ResponderExcluir